Pernambuco terá uma semana de atividades dedicadas a despertar a consciência sobre o não desperdício da água e a conservação dos mananciais. Desta segunda (18) até a próxima sexta-feira (22), serão promovidas palestras, exposições, oficina, esquetes, lançamento de livro, plantio, soltura de animais silvestres, trilhas especiais, além de workshops em áreas vulneráveis à desertificação. As atividades, que vão marcar as comemorações pelo Dia Mundial da Água, festejado em 22 de março, acontecerão em municípios da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Zona da Mata.
A programação será aberta às 9h desta segunda (18) com a soltura de animais silvestres, na APA Aldeia-Beberibe, em Igarassu, na RMR. A devolução à natureza dos animais será acompanhada por estudantes das escolas Dom Pedro I e Helena Cavalcanti de Petribú. Ainda no primeiro dia, haverá exibição de vídeo, exposição fotográfica e palestra sobre o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Gurjaú, na escola Estadual Emídio Cavalcanti, no Cabo de Santo Agostinho. A unidade de ensino também receberá outras atividades até a quinta (21), como uma oficina e uma mostra da RVS Gurjaú.
A partir da terça (19), três municípios do Agreste vão receber workshops com o objetivo de consolidar informações sobre as áreas vulneráveis à desertificação no Estado. Os encontros ocorrerão em São Bento do Una, nos dias 19 e 20, e em Taquaritinga do Norte e Orobó, nos dias 21 e 22. Na Região Metropolitana, haverá nova soltura de animais na APA Aldeia-Beberibe, instalação do jogo educativo “Pesque e Pense” no Espaço Ciência, em Olinda; e a encenação da esquete teatral “Água! E eu com isso?”, no auditório da Compesa. No dia 20, acontecem as reuniões dos conselhos gestores das APAs de Guadalupe e Aldeia-Beberibe, que na ocasião comemora seus nove anos de criação. 
O Parque Estadual de Dois Irmãos, em Recife, também abrigará várias atividades durante a semana comemorativa. Nos dias 20 e 21, haverá palestras, debates e trilhas educativas pela mata. Estudantes de escolas públicas próximas ao equipamento vão integrar as atividades. Já na quinta-feira (21), Dia Internacional das Florestas, uma pausa para lembrar a relevância das matas para na preservação das águas e da qualidade de vida das pessoas. Para celebrar a data, será realizado o plantio de 350 mudas no município de Abreu e Lima. As novas árvores serão colocadas, a partir das 9h, no terreno do antigo lixão de Inhamã.
Importância dos MananciaisO ponto auge da semana será na sexta-feira (22), Dia Mundial da Água. O Parque Dois Irmãos abrigará uma série de atividades lúdicas e educativas, com destaque a realização de trilhas que vão mostrar os mananciais existentes no local e falar da importância deles para o abastecimento de água da capital pernambucana. A programação começará às 9h e se estenderá até às 16h30. Além da trilha, haverá o lançamento e narração do livro Herói de Sete Cores; encenação da esquete teatral “Água! E eu com isso?”; palestras; jogos ambientais e muito mais.
Em outra iniciativa da CPRH, estudantes também vão conhecer as águas que brotam na APA Aldeia-Beberibe, nas imediações de Aldeia, em Camaragibe. Eles vão visitar as principais nascentes da localidade. Ainda haverá visitas de jovens à Colônia de Pescadores do Porto Jatobá, em Abreu e Lima; à Estação de Tratamento de Água – ETA da Compensa e RVS Gurjaú, no Cabo de Santo Agostinho. Na cidade de Bonito, haverá a encenação da esquete teatral “Água! E eu com isso?”, na escola Municipal Paulo Viana de Queiroz, em parceria com a prefeitura municipal.

Por Zito Santos Jornalista DRT 6276 SC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here