Mais de 18 mil consumidores procuraram o Procon-PE no mês de maio

O Procon-PE recebeu, no mês de maio, através dos atendimentos remotos, 18.790 solicitações. No mês de abril foram 17.413 solicitações. O meio de comunicação mais utilizado pelos consumidores foi o WhatsApp, onde 12.053 mensagens foram recebidas.

 

Já o call center, recebeu 2.029 ligações. No site, 1.912 reclamações foram abertas. No posto de atendimento do órgão, localizado no Aeroporto Internacional do Recife, 224 atendimentos foram realizados. O atendimento remoto foi intensificado e foram implantados novos canais, durante a pandeia da Covid-19.

 

No e-mail exclusivo para denúncias, 2.572 consumidores procuraram pelo órgão de defesa do consumidor. A grande maioria, 333, foi referente a pedidos que não foram entregues pelos estabelecimentos. As outras demandas com maior número de denúncias são: mercados e supermercados (271 denúncias) e estabelecimentos não essenciais abertos (208 denúncias).

 

No mês de maio, órgão de defesa do consumidor participou das fiscalizações da Operação Choque de Ordem, para cumprimento do Decreto Estadual nº 49.017/2020, que proibiu a circulação de pessoas e veículos, com exceção das atividades consideradas essenciais, onde 671 estabelecimentos foram fechados. Os servidores também estiveram fiscalizando 78 estabelecimentos, a grande maioria supermercados e farmácias.

Os atendimentos do Procon-PE estão acontecendo: no call center (0800-282-1512), pelo e-mail denuncia@procon.pe.gov.br, exclusivo para denúncias, e um número de Whatsapp: 3181-7000, onde o consumidor recebe orientações para registrar suas queixas.

No site – www.procon.pe.gov.br, há um link onde o consumidor pode abrir uma reclamação. O Posto do Aeroporto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com fiscais e assessores jurídicos.

 

 

Fonte: Nill Júnior

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