Um miliciano apontado como líder do grupo responsável pela construção e comercialização dos imóveis que desabaram na Muzema, no Rio de Janeiro, foi preso em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. A queda dos prédios em 12 de abril matou 24 pessoas e deixou vários desabrigados.

Segundo a Polícia Militar de Pernambuco, a prisão de José Bezerra de Lira, mais conhecido como Zé do Rolo, natural de Brejinho, também no Sertão de Pernambuco, ocorreu na quarta-feira (18) em um sítio na zona rural de Afogados da Ingazeira. O mandado de prisão preventiva em desfavor dele foi expedido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Zé do Rolo tentou fugir quando as equipes da Operação Força no Foco chegaram ao local, mas foi alcançado e capturado. Ele portava duas espingardas no momento da prisão e explicou aos militares que fugiu do Rio com medo de represálias da milícia da qual faz parte. Outros dois homens que estavam com Zé do Rolo também foram detidos e levados para a Delegacia de Polícia Civil de Afogados da Ingazeira para a tomada das providências legais.

A delegada titular da Delegacia da Barra da Tijuca, Adriana Belém, afirmou ao R7 em maio deste ano, um mês após o desabamento, que não há dúvidas de que Zé do Rolo seja responsável pela construção dos prédios irregulares. Além dele, Rafael Gomes da Costa e Renato Siqueira Ribeiro são apontados como participantes do esquema criminoso. Todos foram condenados por homicídio doloso – quando não há intenção de matar.

A transferência do miliciano para o Rio de Janeiro ainda não tem data para ocorrer, pois depende de questões burocráticas. A Polícia Militar de Pernambuco concede entrevista coletiva nesta quinta-feira (19) para divulgar mais detalhes da prisão de Zé do Rolo.

Muzema
A Muzema é uma área na Zona Oeste do Rio controlada por milícias, que promovem a construção irregular e ilegal de imóveis, em áreas ambientais, sem nenhuma autorização da prefeitura nem engenheiro responsável. Os grupos controlam venda de imóveis, gás, água e internet na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here