Quase 40 animais de grande e médio porte foram apreendidos esta semana nas ruas de Juazeiro (BA). A informação é da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), que tem intensificado esse trabalho na zona urbana da cidade. A pasta lembra aos proprietários dos animais que a criação deve acontecer em locais propícios para que não fiquem circulando pelas vias, pois serão apreendidos para que não cause risco à população.

Até esta sexta-feira (9), 38 animais foram apreendidos. As espécies mais recolhidas foram cavalos, jumentos, burros e bodes, sendo 32 só de caprinos e ovinos. De acordo com o Artigo 74 do Código de Polícia Administrativo, os animais encontrados nas vias e logradouros públicos, ainda que devidamente identificados, serão apreendidos e recolhidos ao curral municipal. Esses animais são encaminhados para o curral municipal e só saem mediante pagamento de multa, que é aplicado em cada unidade. As multas têm variação de um a cinco VRF (Valor de Referência Fiscal) que descrito em espécie varia de R$ 129,05 a R$ 645,25.

Cuidados

A criação de animais requer uma série de cuidados, desde o ambiente até a alimentação. Segundo Jadson Barros, titular da Semaurb, “esses cuidados são para a segurança do animal já que uma vez solto pode causar acidentes, por isso estamos trabalhando diariamente para que isso não ocorra. Ressaltamos mais uma vez que necessitamos da compreensão dos proprietários, em especial dos donos de animais de médio e grande porte, para que não os deixem soltos. Precisamos da ajuda de cada um para mantermos nossa cidade ordeira e organizada”, pontuou.

Fonte: Carlos Britto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here