Os festejos juninos estão para os sergipanos assim como o carnaval para os baianos. E se “Sergipe é o país do forró”, como cantou o músico sergipano Rogério, Aracaju é sua capital, com seu mais forte festejo embalando o aracajuano e quem visita a cidade: o Forró Caju 2018, que neste ano começa no próximo dia 22 de junho.

Sons, ritmos e uma gostosa culinária exalando o cheiro do milho verde dão um toque especial à festa. A cidade é cuidadosamente enfeitada com bandeirolas coloridas simbolizando a diversidade e alegria do povo aracajuano.

Com 27 anos de tradição, o evento é considerado por sites especializados como um dos maiores festejos juninos do país. Segundo o portal ‘Confira Mais’, que realiza a cobertura do São João em vários estados, o Forró Caju está entre as três festas juninas mais populares do país, ao lado de lugares consagrados como Campina Grande e Caruaru.

Programação

A programação completa conta com 130 atrações, unindo o tradicional forró com trio pé-de-serra, formado por sanfona, triângulo e zabumba, a uma nova geração de artistas no estilo forró eletrônico. É forró para todos os gostos e ritmos para não deixar ninguém parado e o melhor: público e gratuito; forró pra todo mundo e de graça.

Os shows acontecem na Praça de Eventos Hilton Lopes, na área dos mercados centrais, nos dias 22, 23, 24, 28, 29 e 30 de junho, com artistas consagrados nacionalmente como Flávio José, Alceu Valença, Elba Ramalho, Joelma,  Adelmário Coelho, Mestrinho, Michel Teló, Calcinha Preta, Cavaleiros do Forró e Samyra Show, além da Orquestra Sanfônica de Aracaju e expressões do forró sergipano como Erivaldo de Carira, João da Passarada, Lourinho do Acordeon e Amorosa, dentre tantos outros talentos.

Novidades para o Forró Caju 2018

Uma das novidades anunciadas pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, é que o Forró Caju deste ano também será levado para 19 bairros da capital, com destaque para a “Rua de São João”, tradicional rua no bairro Santo Antônio, zona norte da cidade, com um forródromo para apresentação de quadrilhas e trios pé-de-serra durante toda a temporada junina.

A outra novidade, bastante comemorada, é a montagem de um grande arraial em frente ao Centro Cultural de Aracaju, no centro da cidade, que funcionará diariamente no período de 22 até 30 de junho, das 16h às 20h, com apresentação de trios pé-de-serra, quadrilhas juninas e grupos folclóricos animando o centro comercial e preparando a cidade para os shows nas áreas dos mercados no período da noite.

Marinete do Forró

Um atrativo que se integra ao Forró Caju é a Marinete do Forró, um ônibus estilo jardineira que faz city tour com turistas pelos principais pontos turísticos da cidade, com trio pé-de-serra tocando muito forró durante o passeio, estimulando os visitantes a caírem no “forró fiado bom da gota”, usando uma expressão bem regional – durante o trajeto.

O veículo faz tours regulares durante todo ano, mas em junho faz uma edição especial junina, circulando todas às quintas e sextas-feiras, sempre a partir das 14h30, saindo do Oceanário de Aracaju em direção ao Centro Histórico; e no sábado, passeio pela Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, um dos locais mais belos e aprazíveis da cidade.

A Marinete do Forró é uma ação da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com a Viação Progresso, que disponibiliza o veículo, e o Sindicato dos Guias do Turismo do Estado de Sergipe (Singtur/Se), que oferece um guia para acompanhar os turistas no passeio.Bocão News

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here